Quiz: Qual livro ativista YA é para você?

novembro 13, 2017 / Redação SOODA /

Homofobia, Transfobia, Racismo, Feminismo, Gordofobia? Qual livro YA que está mais conectado com as suas lutas pelas minorias?




2017 está próximo do fim. E daqui a alguns anos é provável que ao olhar esse ano do ponto de vista histórico, uma das principais características traçadas, em relação a ele, provavelmente, será a ascensão do conservadorismo no Brasil. Movimentos contra a identidade de gênero. A possibilidade da proibição do aborto, até em caso que já eram previstos em lei. Casos de racismo feitos por figuras públicas. Ascensão de casos de gordofobia, e por aí vai. Casos mostram o preconceito velado, por boa parte das famílias brasileiras.

Porém, na contramão desses casos, é possível ver o aumento significativo da resistência dessa parcela da população que sofrem preconceitos. Muitas pessoas, que simplesmente não aguentam mais essas situações, mesmo que ao se revoltarem, sejam tachadas de "mimimi", "chatas" entre outros xingamentos que tem objetivo de deslegitimar a luta desses movimentos.

E a literatura tem caminhado para ajudar nessa batalha, que parece ser a cada dia mais difícil. E assim, livros voltados para o público jovem, que são extremamente ativistas, vão ganhando as prateleiras e leitores. Para que os jovens possam continuar se inspirando na ficção enquanto lutam na vida real. Ou ainda melhor, leva muitos jovens a reflexões sobre o seu status de privilégio social (Até John Green ussa esse termo em seu último livro), pensando como é possível mudar essa situação.

Pensando nisso, Resolvemos fazer um quiz, no qual você pode ver, qual livro, voltado para o público jovem, mais combina com a luta que você mais tem interesse.

Vale lembrar, que esse quiz NÃO tem por objetivo segregar esses movimentos, e sim que você possa se aproximar daqueles livros ativistas com objetivo de conhecer um pouco mais sobre o assunto, por meio de uma boa história de ficção, ou ainda, quem sabe, fazer reflexões que são pertinentes sobre algum desses assuntos específicos. E assim, se preparar melhor para os embates que ainda estão por vir. Porque se 2017 foi um ano de ascensão. Os próximos tendem a ser de grande revolta. Então vamos lá?



LIVROS CITADOS NESSE POST:

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA
APENAS UMA GAROTA
DUMPLIN
REVOLUÇÃO DAS MULHERES
A INEXPLICÁVEL LÓGICA DA MINHA VIDA

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast

Instagram