Resenha: Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

outubro 23, 2017 / Ayleen De Paula /

Uma história cruel, devastadora, mas que vai iluminar a escuridão que há em seu coração.




“Sorrisos quebrados” é o tipo de livro que te deixa no chão ao terminar de lê-lo, mexe com a alma, com o seu psicológico e ainda te faz parar e refletir, sobre os problemas narrados pela autora. A verdade, é que, não se trata apenas de uma leitura dramática que envolve o leitor e arranca algumas lágrimas, e sim, de algo muito maior, que é reflexo de muitos casos reais em nossa sociedade.



A história é contada alternadamente entre Paola e André. Cada um trás consigo marcas de um passado assustador e de traumas considerados por eles insuperáveis. É meu dever alertá-los de que a autora não tem pena de chocar o leitor, e isso aconteceu comigo diversas vezes, principalmente nas primeiras páginas, quando a personagem, conta como foi vítima de um relacionamento abusivo. É cruel. Devastador. Nada do que eu diga aqui, vai prepara-lo para o relato de Paola.



O relacionamento abusivo causou marcas físicas e psicológicas na personagem, difíceis de superar e de conviver, por isso, seis anos depois, encontra-se morando em uma clínica, que ajuda pessoas que assim como ela, precisam de apoio para superar seus traumas. Ali, de modo inesperado e desesperador, conhece André e sua filha, Sol, que trazem uma nova perspectiva a sua vida.

“É na escuridão que brilha o amor verdadeiro” Capa do livro.

A partir de seu relacionamento com Sol, uma garotinha com poucas primaveras de vida, mas que também carrega uma bagagem emocional de partir o coração, Paola vai tentando deixar o passado para trás, para poder ajuda-la. É lindo ver a forma como é construída a relação das duas e como, através disso, nasce o amor e a admiração entre Paola e André.

“Pensei que seria somente uma tela sem uso porque alguém estragou todo o potencial, mas hoje, aqui nesta Caixa, você me mostrou algo. Os buracos estarão sempre presentes. Continuarei sempre rasgada e nunca serei admirada, mas, se um dia alguém quiser colar tudo com muita paciência, poderá depois pintar. Nunca será igual há um quadro de tela lisa, mas será um quadro que o pintor gostará de guardar para sempre.” Página 102.

Entretanto, essa jornada não será fácil para nenhum deles, são muitos medos a serem enfrentados e superados, muitos obstáculos e principalmente, a chance de mais uma vez, confiar que o amor pode libertar e iluminar a escuridão que preenche seus corações.



A Sofia Silva sabe, definitivamente, como nos envolver e emocionar com suas palavras. Toda a narrativa teve um toque especial, cheia de frases e diálogos belíssimos, que realmente tocaram meu coração de leitora. Mas o que esperar de “Sorrisos Quebrados”? É um livro que mostra relacionamentos abusivos, que choca, machuca e te sensibiliza como ser humano.



Todos são vencedores (Paola, André e Sol). Representantes de personagens da vida real. Pessoas de todas as partes do mundo, que já passaram por situações parecidas, iguais e até piores. Amei o livro pelo simples fato, de ser o espelho do que acontece diariamente em nossa sociedade. Contador da verdade nua e crua. Mas que exalta a superação, a determinação e a coragem dos protagonistas em dar a volta por cima, por mais difícil e assustadora que seja.



Apesar da escrita da autora ser leve e fluida, contém muitas cenas fortes e pesadas, te prendendo a leitura do início ao fim, tendo a Sofia, inteligentemente, aos poucos, saciado a curiosidade do leitor sobre o que realmente aconteceu na vida de cada um. Há também um conteúdo adulto, não sendo indicado para crianças ou leitores que não gostem desse tipo de abordagem.

Sinceramente, não tinha expectativas para este livro e acabei me surpreendendo. Foi uma leitura rápida, de algumas horas, mas que me deixou sem palavras. Simplesmente favoritado com mil estrelinhas!


FICARAM INTERESSADOS? ADQUIRA O LIVRO CLICANDO NA CAPA ACIMA, E AJUDE ESSE BLOG A CRESCER !
Sorrisos Quebrados
Volume #1, Série Quebrados
Autora: Sofia Silva
Editora Valentina
Ano: 2017
Skoob: 4.6 Estrelas
Compre Aqui
05 Estrelas
Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.
Autora: Sofia Silva, como sua biografia já diz é Leitora compulsiva, apaixonada por literatura e pela poesia dos sentimentos nas histórias contadas. Corações Quebrados é sua primeira obra, surgida de um sonho e passada para o papel. Destinos Quebrados é sua segunda obra e está em andamento. Professora, nascida no Porto em Portugal, essa autora é uma romântica incurável. Seus livros estão na plataforma Wattpad e os fãs estão em campanha em massa para que sejam publicados.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram