Lançamentos Literários 2017 - Segundo Semestre

julho 20, 2017 / Redação SOODA /

Com a Bienal do livro em setembro, editoras apostam pesado nos lançamentos para o segundo semestre de 2017. A lista possui mais de 100 títulos




O mercado editorial de livros está começando a dar sinais de recuperação. Depois de 2016 sofrido, o acumulado de venda de livros em 2017 soma cerca de 6,81% de acordo com o Painel de Vendas da Scan Nielsen. E pela primeira vez em 2 anos, esse mercado cresceu acima da inflação.

Nesse sentido, as editoras que estavam pouco reticentes para lançamentos em 2017 começam a voltar ao seu fluxo normal. Com Flip, Bienal, Black Friday e Festas de Fim de Ano, a promessa de lançamentos é grande. Nessa perspectiva, separamos algumas delas que vale ficar atento.



A Caveirinha mais amada do Brasil esse ano completa cinco anos. E depois de ter tido um ano de 2016 um pouco mais contida, assim como esse inicio de 2017, parece que esse segundo semestre a editora está voltando com a carga toda, com títulos que os fãs estavam esperando há pelo menos dois anos, além de relançamentos e claro, muitas novidades.



Em 2017 a Editora resolveu lançar uma nova linha voltada para HQ´s e Mangás. Nesse mês de julho chegaram as prateleiras, três títulos: Meu Amigo Dahmer , a história de um dos Seriais Killers mais aterrorizantes que passou por esse planeta: Jeffrey Dahmer; Wytches e as bruxas como nunca se viu antes; E Fragmentos do Horror, um dos mangás mais assustadores já vistos até os dia de hoje.

E não para por aí. Mais dois lançamentos já possuem ISBN e logo, logo devem ser anunciados pela editora. Black Hole de Charles Burns e conta a história de uma praga que assola os subúrbios de Nova York de 1970, numa mistura de fantasia, terror e ficção cientifica. E também Atômica: A Cidade Mais Fria, uma história de espionagem escrita por Anthony Johnston que deu origem a adaptação para o cinema Atômica que será lançado em setembro aqui no Brasil, estrelado por Charlize Theron.


No segmento de Dark Fantasy, depois da editora ter apostado bastante em vários lançamentos durante os primeiros anos, ela, provavelmente, não teve o retorno esperado. Então acompanhamos um hiatus de quase dois anos, que concluiu com o lançamento de Abominação no primeiro semestre de 2017. E agora em agosto a Editora pretende voltar com tudo. Com o lançamento das continuações da Guerra da Rainha Vermelha, o livro 3 do Cliclo das Trevas e o livro dois dos Senhores dos Dinossauros. E mais, em breve também estará disponível City of Stairs, uma história de fantasia que envolve cidades que lembram vagamente a Russia (Bulikov) e a Índia (Saypur). Confira abaixo uma imagem do que seria essa cidade, onde deuses habitam, assim como a magia (mais imagens aqui).



Darklove talvez seja a linha que a Editora mais investiu nesses tempos de crise. Com livros lançados todos os meses, agora já são 15 títulos lançados nessa vertente. E nos próximos meses chegará muito mais coisas nas prateleiras. Entre eles, a ficção cientifica A longa viagem a um pequeno planeta hostil que já está em pré-venda na Amazon. Além disso, já possuem ISBN, a tocante história Leve-me com Você e Touch, da Claire North (autora das Quinze Primeiras Vidas de Harry August) a história de um grupo de pessoas que possuem a capacidade de parasitar corpos.

Além desses títulos, a editora já possui também o ISBN (e em breve deverão ser lançados) de Candyman do Clive Barker, Um Lugar Sombrio do casal Warren, Geek Love, da autora Katherine Dunn. Além dos relançamentos de Manson: A Biografia e uma Edição comemorativa da biografia Stephen King (apostamos no aniversário de 70 anos do mestre).


Editoras pequenas, normalmente são as que mais sofrem quando a crise econômica vem forte. E a Editora Valentina passou por isso. Um pouco mais contida em seus lançamentos, a editora apostou no primeiro semestre mais em obras de não-ficção que acabou dando uma nova cara para o que eles publicam. Mesmo assim, isso não impediu que um dos lançamentos mais esperados chegassem ao público brasiliero, Dumplin´, livro que já está sendo adaptado para o cinema e terá entre as estrelas, a atriz Jennifer Aniston. Para o segundo semestre, já está confirmado A História da Ciência pra quem tem pressa, Sorrisos Quebrados, da autora portuguesa Sofia Silva que estará na Bienal do Rio esse ano, Indomável, o livro 4 da série Rock Star, e Originais, o livro 4 da série Lux.

Outras possíveis obras que ainda devem vir esse ano é a continuação da série Desejo insaciável e a continuação da série de HQ´s Os Impostores (Aguardemos).




A Editora Avec é uma editora bem nova, porém com muita vontade de lançar fantasia e HQ´s no Brasil. Infelizmente, no Brasil ainda não é um marcado que dê algum lucro. Então, poucos lançamentos já foram confirmados para o segundo semestre. Um deles é A Infância do Brasil, que foi lançado no último dia 15/07 e vai contar a história do Brasil, pelo olhar inocente, porém doloroso das crianças. HQ essa que está concorrendo ao HQMix 2017. O outro, será a História de um grande comunicador brasileiro, Silvio Santos, que também será lançado em formato de HQ. Bacana, não?



A Editora é filial de um dos maiores grupos editoriais da Europa e não costuma divulgar lançamentos com muita antecedência. Então temos acesso praticamente, somente ao catalogo de lançamentos de julho da Editora. Entre os principais lançamentos estão a continuação da série de grande sucesso, The Royals, com o segundo livro O Príncipe Partido. Além disso, a editora está apostando no segundo livro do Youtuber Danilo Leonardi, criador do canal Cabine Literária, Coisas Inatingíveis; O YA Perigosa Amizade, baseado em uma webhistória do Instagram; e também a série de fantasia que tem feito bastante sucesso entre os argentinos (Como se fosse a Arma Escarlate para nós brasileiros), Bruxas.




Um dos maiores grupos editoriais do Brasil, e possivelmente o mais respeitado, A Companhia das Letras, assim como todo o setor editorial, se viu com problemas financeiros, inclusive fechando os seus vários espaços exclusivos que tinha na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A editora tem estado em bastante evidência no mercado literário, desde 2016, quando o grupo consolidou a sua fusão com o grupo Objetiva, e em 2017 vendeu 45% de suas ações para um dos maiores grupos editoriais do mundo, o Penguim. Esse ano, a editora teve uma grande reestruturação, como por exemplo, a fusão dos departamentos de marketing da Objetiva e da Companhia, e também a transferência de alguns títulos da Suma para Paralela. E assim, viu-se a Suma ganhando bastante espaço, no terror e fantasia, principalmente apostando o seu carro chefe no mestre Stephen King.

E se no primeiro semestre, houve o lançamento do novo livro do mestre do terror, O Bazar dos Sonhos Ruins, além da reedição de A Zona Morta. No segundo semestre ainda haverá bastante obras do mestre. Entre eles, estarão a reedição dos clássicos A Hora do Lobisomem e O Iluminado, e também, pensando na estreia do filme em agosto, agora em julho chegou novamente nas prateleiras de todo o país o Box com os 8 volumes da Torre Negra. E ainda tem mais, possivelmente o novo livro do Stephen King, Sleeping Beauties, que será lançado nos Estados Unidos em Setembro deverá chegar no Brasil antes de 2017 se encerrar.



Além de Stephen King, a Suma de Letras tem apostado no Terror, como o clássico Sempre Vivemos no Castelo que seria lançado em abril, porém depois de algumas mudanças teve a sua estreia adiada para julho. Conforme já foi anunciado no inicio do ano, ainda em 2017 haverá a publicação da continuação do livro Gigantes Adormecidos, que tem como titulo Deuses Renascidos e também a sequência da trilogia da Colônia e O Problema dos Tres Corpos. E mais próximo ao final do ano, haverá o lançamento de dois autores nacionais, Gabriel Requiém e a paraense Roberta Spindler. E mais, serão relançadas novas edições da Trilogia da Bussola de Ouro e o último livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos do Carlos Ruiz Zafón, O Labirinto dos Espíritos.

Na editora Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras, já foram anunciados todos os lançamentos literários até o final do ano. Entre eles, já está entre nós o Ninguém Nasce Herói, do brasileiro Eric Novello, e até o final do mês chega os livros: O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas, da autora Keka Reis; Edição comemorativa do Menino do Pijama Listrado; e o LGBTQ+ Tash e Tolstói que vai abordar pela primeira vez no Brasil, a questão da asexualidade.



Para quem já estava sentido saudades de histórias como "A Seleção" ou "The Kiss of Deception". A Seguinte já confirmou também o lançamento de "The Traitor´s Kiss", série de fantasia que colocará mais uma vez uma personagem feminina no centro de uma intriga política, só que dessa vez envolve espionagem (adorei, hehehe). Além disso já foram confirmadas também vários YA´s Conteporâneo para esse segundo semestre. Entre eles Goodbye Days, do autor Jeff Zentner; The Whole Thing, da autora Ann Brasares, que abordará novos rearranjos familiares; Genuine Fraud, da autora de Mentirosos; The Last Massage Received e Dear my Blank secrets letters never sent da autora Emily Trunko; e Just Listen da autora de YA mais conhecida da atualidade, Sarah Dessen.



Ainda na Companhia das Letras, nos próximos meses será possível acompanhar vários lançamentos e relançamentos. Entre eles, No Seu Pescoço da autora nigeriana e feminista, Chimamanda Ngozi Adichie; As Cores do Amor, da autora Carol Moreira; Os Testamentos Traídos, do autor da Estranha Leveza do Ser, Milan Kundera; Diário do Hospício e dos Cemitérios Vivos, de Lima Barreto; Além das HQ´s Aqui, do Érico Assis; e o segundo volume de Hilda e o Gigante, que evoca com maestria a cultura nórdica.



OUTROS LANÇAMENTOS

Confira abaixo também, a lista de lançamento de outras editoras para esse segundo semestre:


Os 27 Crushes de Molly - Becky Albertalli: Ya que abordará o tema da Gordofobia.
Fantasma - Jason Reynolds: Ya que estará inserido no universo da Corrida.
Meu Livro. Eu que Escrevi - Duny Eveley: Personagem da Websérie Girls in The House.
Por Trás dos Seus Olhos - Sarah Pinborough: Thriller psicológico, envolvendo um relacionamento familiar.
A Casa das Marés - Jojo Moyes: Um dos primeiros romances de Jojo Moyes que já foi publicado no Brasil pela Bertrand Brasil.
A Vida que Enterramos - Allen Eskes: Um Drama que envolve a Guerra do Vietnã.
Destrua esse Diário: Agora em Cores - Keri Smith.
O Navio dos Mortos - Rick Riordan: Livro 3 da série Magnus Chase.
Turtles All The Way Down - John Green: A história retrata a vida de Aza, que lida com uma doença mental (possivelmente Transtorno Obsessivo Compulsivo) enquanto investiga o sumiço de um bilionário.



Ship of Magic - Robin Hobb: Fantasia que se passa no mesmo universo de Aprendiz do Assassino
O Amanhecer Distante - kevin Emerson.
Wild Cards 8 - George Martin. Continuação da série de 23 livros que o autor escreveu em parceria.
A Chave Negra - Amy Ewing: Último livro da trilogia A Joia.
Os Interessantes - Meg Wolitzer: Da mesma autora de "A Redoma" o livro retrata uma intensa relação de amizade iniciada em 1974.
Penumbra - André Vianco: Uma fantasia que aborda a mortalidade.
Santuário dos Ventos - George Martin e Lisa Tuttle: Ficção Cientifica escrita em 2003.
O Reciclador - George Martin: Uma história que se passa no universo de Wild Cards acontecendo no Brasil.
GRRM - A Rretrospectiva - George Martin: Um compilado de histórias de fantasia, ficção cientifica e terror.




Legado de Sangue - Claudia Gray: Autora da Ficção Cientifica Mil Pedaços de Você voltada para o público YA, agora lança uma história do universo Star Wars.
Tormenta de Fogo - Brandon Sanderson: Segundo livro da Trilogia do Coração de Aço, fantasia escrita de Brando Sanderson voltada para o público YA.



OUTROS


Príncipe Leopardo - Elizabeth Hoyt - Editora Record: Livro dois da trilogia dos príncipes.
Senhor das Trevas - Cassandra Clare - Galera Record: Livro dois da trilogia do Artifícios das Trevas.
Menina Veneno - Carina Rissi - Galera Record: Novo romance de época da autora brasileira.
Moby Dick - Chabouté - Pipoca e Nanquim: O Clássico da literatura mundial em formato de HQ.
13 - FML PEPPER - Galera Record: Autora da trilogia Não Pare, agora lança um novo livro que tem como tema o esoterismo e a fantasia.
As Sobreviventes - Riley Sager - Gutemberg: Thriller que traz a história de uma jovem que é a unica sobrevivente de um atentado, mas depois de um tempo, descobre outras histórias muito parecidas a dela.
Um Lugar para Mim - Melissa de la Cruz - Haper Collins Brasil - Da autora do livro que deu origem ao filme Descendentes do Disney Channel, essa história é sobre uma jovem que tinha tudo encaminhado na sua vida, se não fosse um problema: Ela e sua família estão ilegais nos EUA.
Filha das Trevas - Kiersten White - Plataforma 21 - Livro de Fantasia YA na vibe de The Kiss of Deception, A Rainha de Tearling, entre outros.
Mary Poppins - P. L. Travers - Zahar: Clássico da literatura infantil.
Turma da Mônica Jovem - Babi Dewit, Pam Gonçalves, Melina Souza, Carol Christo e Mauricio de Souza. Personagens da turma da mônica escrito por youtubers e autores da nova geração da literatura brasileira.
Mulher - Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Badurgo - Editora Arqueiro: Heróis icônicos da DC Comics nas mãos de autores YA, a Mulher Maravilha é o primeiro livro da série.
Os Meninos que Enganavam Nazistas - Joseph Joffo - Autêntica: Livro retrata a história de dois jovens judeus que viveram uma epopeia durante a Segunda Guerra Mundial.
Fortaleza Impossível - Jason Rekulak - Editora Arqueiro: Um história que busca resgatar o famigerado anos de 1980.
O Urso e o Roxinol - Katherine Arden - Editora Rocco: História de fantasia que está entre as mais aclamadas de 2017.
A Estrela da Meia-Noite - Marie Lu - Editora Rocco: Ultimo livro da trilogia dos Jovens de Elite.
Castelo de Vidro - Jeannette Walls - Globo Livros: Drama que foi adaptado para o cinema com estreia prevista para agosto.
A História de Malikak - Marina de Carvalo - Globo Livros: Livro 2 do Romance de Época Amor nos Tempos do Ouro.
Louca - Chloé Esposito - Globo Livros: Chick Lit.



Aqui tem uma lista de um pouco mais de 100 lançamentos, mas sabemos que muito mais a vir? Achou que faltou algum titulo? Conte pra gente nos comentários !!!!

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram