Lendo: Edgar Allan Poe: Medo Clássico [Volume 1]

junho 05, 2017 / Rosane Santos /

Vamos embarcar no projeto de leitura da obra de um dos maiores gênios da literatura inglesa: Edgar Alan Poe ♥




Em 2017 a maravilhosa editora DarkSide Books nos surpreendeu de uma forma maravilhosa: lançou a coleção Medo Clássico (que traz também a obra de Mary Shelley, entre outros lançamentos futuros) e atendendo inúmeros pedidos trouxe o primeiro volume com os contos de Edgar Alan Poe em uma edição naquele padrão impecável que só a DarkSide sabe fazer: capa dura, com ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues e tradução feita por uma pesquisadora do gênero, a Marcia Heloisa. (Confira nosso lindo Unboxing desse exemplar)

Aqui no blog temos o Projeto Lendo, que é uma forma de trazer uma espécie de diário de leitura, através de posts contando sobre o desenvolvimento da leitura, você pode conferir [aqui] o Projeto Lendo Atlântida: O Gene.

Decidi fazer um projeto desse livro porque é a primeira vez que tenho contato com a obra de Poe (shame on me!), portanto queria fazer essa leitura de forma que me permitisse ter uma maior atenção, dedicação e acredito que essa obra mereça tal feito.



O livro traz logo no início uma pequena biografia de Edgar Alan Poe, uma introdução feita pela tradutora da obra Marcia Heloisa. Aqui temos algumas informações sobre a infância de Poe, sobre alguns aspectos polêmicos de sua vida, seu casamento e a influência de seus pais e como tudo isso reflete de alguma maneira nos seus escritos.

Isso traz uma boa ambientação para a leitura que nos aguarda e contribui para dar uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento dos contos.

O livro é dividido em: Espectro da Morte / Narradores Homicidas / Detetive Dupin / Mulheres Etereas / Ímpeto Aventureiro e por último O Corvo. Portanto, a organização da leitura se deu da seguinte forma:

  • O segundo post do projeto trará as impressores sobre os blocos Espectro da Morte (págs. 35/81) e Narradores Homicidas (págs. 85/112)
  • O terceiro post trará Detetive Dupin (págs. 117/229) e Mulheres Etereas (págs. 233/269)
  • O quarto e último post será sobre as impressões gerais e sobre Impeto Aventureiro (págs. 273/337) e O Corvo (págs. 341/369)



Aviso desde já que, como dito anteriormente, essa é a primeira vez que tenho contato com a obra de Poe, portanto não me odeiem se eu falar algo equivocado no decorrer do projeto, o debate é importante desde que seja construtivo e as criticas relevantes são sempre bem vindas, sintam-se a vontade para dar sugestões e opiniões sobre o que acharam da leitura.

E para entrar no clima, gostaria de indicar um post com 10 músicas relacionadas a Edgar Alan Poe, publicado no blog notaterapia.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram